terça-feira, 29 de março de 2011

Perguntas dos Estudantes do Centro Acadêmico Candido de Oliveira da Faculdade de Direito para a Chapa 99.

1-QUAL SEU PROJETO PARA UMA MAIOR INTEGRAÇÃO CULTURAL E ACADÊMICA PARA AS UNIDADES QUE SE SITUAM FORA DA CIDADE UNIVERSITÁRIA, IFCS, PRAIA VERMELHA E, MAIS ESPECIFICAMENTE, A FND?
 Esta integração será feita pelo FORUM DE CIÊNCIA E CULTURA, com a participação do corpo social das Unidades sediadas fora da Cidade Universitária, no que tange as atividades culturais, e as acadêmicas pela Pró-Reitoria de Graduação em conjunto com os coordenadores de Ensino das Unidades. O Centro Acadêmico Candido de Oliveira – CACO – dada a sua tradição em defesa da Universidade terá muito a contribuir para a integração cultural e acadêmica de toda a UFRJ. 
2.     COMO O SEU PLANO DE GESTÃO PRETENDE SUPRIR A GRANDE NECESSIDADE DE PROFESORES INERENTES AO NOVO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA FND? E COMO O PPP SE INSERE NESSE PLANO?

A área do DIREITO tem particularidades que a diferencia, por exemplo, da área de Ciências Exatas. Na FND podem ser abertas vagas de concursos para 20 horas, e de 40 horas sem a exigência da dedicação exclusiva. A abertura destes concursos certamente atrairá profissionais altamente qualificados, cuja experiência será de grande importância para o corpo discente da FND. No curto prazo, pode ser implantada uma política de Professor Visitante que atenda ao Projeto Político Pedagógico da FND. Mas, qualquer que seja esta política, não se pode esquecer que os projetos para a FND têm que ter a participação do seu corpo social, ao qual está integrado o CACO, e que a abertura de vagas para concurso na UFRJ é atribuição do Conselho Universitário.       

3.     COMO A FND SERÁ BENEFICIADA COM A POLÍTICA PARA A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EM GERAL, E MAIS ESPECIFICAMENTE EM RELAÇÃO AS COTAS, EM SUA GESTÃO?
A decisão do atual Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio de Janeiro de reservar 20% das vagas para estudantes da rede pública estadual e municipal e das escolas da Fundação de Apoio à Escola Técnica, deixando de fora os colégios federais, universitários, militares e de aplicação, e não levando em consideração os critérios étnico-raciais ou de renda, é a posição da chapa 99 com relação às cotas. Os candidatos a Reitor e a Vice-Reitor da chapa 99 consideram que o conceito de raça é antropológico, e que o berço da humanidade é a África. Os genes de negros e brancos são praticamente os mesmos. A chapa 99 não admite o preconceito, e será firme contra qualquer atitude preconceituosa na universidade, seja ela de qualquer origem.
Bolsas para todos os estudantes carentes, mediante a prestação de serviços e desempenho escolar. Estes serviços deverão ter relação com o Curso do estudante, de modo que estes saiam mais qualificados e com sólida formação acadêmica. 
4.     CURSOS NOVOS: NOS ÚLTIMOS TEMPOS A UNIVERSIDADE TEM SE ATUALIZADO E CRIADO NOVOS CURSOS. COMO SERÁ A POLÍTICA DA GESTÃO COM RELAÇÃO AOS MESMOS E QUAL A POLÍTICA DE EXPANSÃO QUE SE PRETENDE SER FEITA?
 A criação de novos Cursos na UFRJ é uma realidade. Estes, agora, devem passar por avaliações permanentes para que tenham o mesmo padrão de qualidade dos Cursos tradicionais. A proposta da chapa 99 é expandir o número de vagas nos Cursos Noturnos de Licenciatura, oferecendo a infraestrutura necessária para o funcionamento desses Cursos. Um dos grandes problemas do Brasil é a falta de professores de Química, Física e Matemática para o Ensino Médio, e a UFRJ não pode ficar alheia a esta realidade. Qualquer expansão necessita de recursos, e não podemos esquecer que o REUNI termina este ano. Mas, antes de se pensar na criação de novos Cursos, temos que consolidar o campus de Macaé, e atender as necessidades das Unidades e Faculdades que estão sediadas fora dos campi da Cidade Universitária e da Praia Vermelha.
5.     ESTATUINTE. NOS ÚTLIMOS TEMPOS A UNIVERSIDADE TEM COMO FOCO SUA ESTATUINTE? O QUE O CANDIDATO PENSA SOBRE O ASSUNTO? E QUAIS OS PRINCIPAIS PONTOS A SEREM ABORDADOS PARA VOCÊ NESTA QUESTÃO? 
 A Estatuinte não pode ser mais adiada porque o estatuto da UFRJ necessita de uma ampla reformulação. Temos que enfrentar a discussão, por exemplo, da Departamentalização na Universidade, o que significa ser um Órgão Suplementar, um Núcleo, um Instituto, o papel das Decanias etc... Qual o papel da Universidade no século XXI? Como ensinar artes, ciências, direito, em época, que se antecipa o fim dos livros em papel? São grandes questões que vão exigir a participação de todo o corpo social da UFRJ.
6.     COMO A FND SERÁ BENEFICIADA, DE ACORDO COM SEU PLANO DE GESTÃO, NO QUE CONCERNE A BOLSAS DE INCIAÇÃO CIENTÍFICA E BOLSAS DE MONITORIA?    SERIA POSSÍVEL A CRIAÇÃO DO PET (PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL), NA FND, SEMELHANTE AOS QUE EXISTEM NO CURSO DE DIREITO DA PUC, ASSIM COMO FARMÁCIA, ODONTOLOGIA, ENGENHARIA CIVIL E COMUNICAÇÃO, TODOS DA UFRJ? COMO SERIA POSSÍVEL A CRIAÇÃO DESSE PROGRAMA?
As bolsas de Monitoria são diferentes das bolsas de Iniciação Científica, enquanto estas últimas estão vinculadas as linhas de pesquisas, as de Monitoria são dirigidas para as atividades de ensino. Há as bolsas de Extensão, cujo número aumentou muito na gestão atual da PR-6. Estas podem ser de enorme importância para os estudantes da FND.
A criação de um Programa PET na FND cabe ao seu corpo docente. O PET é um Programa de acompanhamento discente cujos resultados são muito positivos nas Unidades onde foi implantado. A Pró-Reitoria de Graduação deve ser o catalisador para aproximar os Coordenadores de Cursos de todas as Unidades e Faculdades da UFRJ. Nada mais saudável do que a troca de experiências.  Para isto estão previstas reuniões regulares dos coordenadores de Ensino com a Pró-Reitoria de Graduação. No Caso da criação de um Programa PET na FND, a primeira coisa a fazer é aproximar os coordenadores do PET da Farmácia, da Odontologia, da Engenharia Civil e da Comunicação com os docentes e a Direção da FND e do CACO.
7.     QUAIS AS PROPOSTAS OBJETIVAS PARA MELHORIA DO RANQUEAMENTO DA FND JUNTO ÀS AVALIAÇÕES REALIZADAS PELO MEC E NO EXAME DA OAB?
O corpo discente da FND é de alta qualidade. Uma Reitoria da UFRJ, qualquer que seja ela, não pode admitir, sob qualquer hipótese, avaliações ruins do MEC ou da OAB para a FND. Para que estas avaliações ruins não aconteçam deve haver uma correta política de contratação docente, e avaliações anuais do desempenho docente. A proposta da chapa 99 é implantar a avaliação anual docente, e de todas as Unidades e Faculdades da UFRJ.
8.     O CACO TEVE PAPEL FUNDAMENTAL NA REESTRUTURAÇÃO DA FND, COM A EXPULSÃO DO EX-DIREITOR ARMÊNIO EM 2004. E AGORA A PROGRESSIVA MELHORA DA FACULDADE É EVIDENTE, SOB VÁRIOS ASPECTOS. CONTUDO, AINDA HÁ ESPAÇOS ESSENCIAIS PARA O CORPO DISCENTE QUE NÃO RECEBEM A DEVIDA ATENÇÃO. LEMBRANDO QUE A REITORIA SE COMPROMETEU A AJUDAR E A REESTRUTURAR A FACULDADE, QUAIS SÃO SEUS PLANOS PARA A BIBLIOTECA CARVALHO DE MENDONÇA PARA QUE MUDE POSITIVA E EFETIVAMENTE EM TERMOS DE ESPAÇO, INFRA-ESTRUTURA E QUANTIDADE DE LIVROS?
Um dos itens do Programa da chapa 99 e a melhoria das bibliotecas da UFRJ. A chapa 99 tem entre seus objetivos reunir as bibliotecas por Centros no campus da Cidade Universitária e da Praia Vermelha, desativando gradativamente as bibliotecas setoriais das Unidades, mantendo e melhorando as bibliotecas das Faculdades e Unidades que estão fora dos campi. Os recursos economizados com a centralização das bibliotecas, por Centros, nos campi serão aplicados nas bibliotecas das Unidades isoladas.
O PORTAL DA CAPES reúne milhares de periódicos científicos e grandes coleções de acesso on-line. Por isto, uma das propostas da chapa 99 é a informatização das bibliotecas e melhorias das redes.
9.     É MUITO IMPORTANTE A CRIAÇÃO DE UM NIAC TAMBÉM NO CENTRO DA CIDADE, JÁ QUE É UM LUGAR COM GRANDE DEMANDA DE SERVIÇO JURÍDICO GRATUITO E GEOGRAFICAMENTE ESTRATÉGICO PARA OS CURSOS QUE PARTICIPAM DESSE PROJETO, COMO PSICOLOGIA E DIREITO. ANALISE A VIABILIDADE DE ABERTURA DE UM NOVO NÚCLEO E COMO ELA OCORREIRA?
 O NIAC - Núcleo Interdisciplinar de Ações para a Cidadania - constituído por projetos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da Faculdade Nacional de Direito, Instituto de Psicologia e Escola de Serviço Social da UFRJ, que oferece atendimento integrado à população, com eixo na questão de Direitos Humanos, é uma atividade de Extensão das mais importantes. Sua ampliação depende de recursos e da participação do corpo social da FND. No momento, qualquer promessa da chapa 99 é prematura. Entretanto, eleitos discutiremos com os representantes do CACO e com a Direção da FND a abertura de um novo Núcleo, se isto for desejo do seu corpo social.  
10 .  A PÓS-GRADUAÇÃO É ESSENCIAL PARA QUALQUER FACULDADE. NO MOMENTO, ELA É MAIS AINDA PARA FND, JÁ QUE AS PESQUISAS NA GRADUAÇÃO VEM SE INTENSIFICANDO, COMO DEMONSTRAM OS ULTIMOS DADOS DO CCJE SOBRE A JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. A PESQUISA, ENTRETANTO, NECESSITA DE UMA SOLUÇÃO DE CONTINUIDADE. SENDO ASSIM, QUAIS SÃO OS SEUS PLANOS PARA A CRIAÇÃO DE NOVAS LINHAS DE PESQUISA NO MESTRADO, ASSIM COMO A CRIAÇÃO DE UM DOUTORADO, NA FND? 
Não cabe a Reitoria a criação de linhas de pesquisas, estas são de iniciativa e responsabilidade dos professores. Quando se analisa os Programas de Pós-graduação em Direito no País, e em particular no estado do Rio de janeiro, onde há Cursos consolidados de mestrado e doutorado como os da UERJ, PUC-RJ e Universidade Gama Filho, fica claro que a PR-2, por ter grande responsabilidade com os Cursos novos de PG, deve acompanhar o Mestrado na Faculdade Nacional de Direito, cuja criação foi em 2009, para que na próxima avaliação da CAPES o Curso tenha pelo menos o conceito 5. Com um corpo docente qualificado como é o da PG da FND e com os melhores estudantes de Direito do Brasil, o conceito 5 é o mínimo que se pode esperar. A nossa Reitoria pode ajudar muito para que isto aconteça, por exemplo, traçando uma política para a contratação de Professores Visitantes e lutando, junto ao Conselho Universitário, para a abertura de vagas para concurso docente, na categoria de Adjunto, para a FND.

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